Será que a ética virou démodé?

Hoje o post vai ter um objetivo e assunto definido: ética.
Tudo isso em consideração a algo que aconteceu com a Camila - Mamãe tá ocupada - que teve seu perfil copiado!!!!
Como sou formada em Letras, gosto muito de ler e escrever sobre tudo um pouco e sempre que tenho que escrever sobre um determinado assunto, gosto de começar lendo os significados das palavras pra deslanchar o tema. Não sei o motivo disso e nem quando isso começou. O fato é que sabendo o significado completo de determinada palavra, tenho mais lucidez e mais clareza pra falar sobre o assunto.
Ética, por definição, é o estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal. Ou ainda, o conjunto de normas e princípios que norteiam a boa conduta do ser humano. Juízo é o ato de julgar. Um conceito, uma opinião. Um modo equilibrado de pensar e de agir, uma ponderação, um senso, um bom senso.
Uma pessoa que copia algo de alguém e usa como se fosse seu, é totalmente errado.
Um político que pega dinheiro da população para seu benefício próprio, é totalmente errado.
Roubar, é totalmente errado.
Matar, é totalmente errado.
Julgar alguém pelo simples fato de ter um pouco mais de influência sobre os outros, é totalmente errado.
E quantas e quantas coisas totalmente erradas existem por aí e nem tomamos mais conhecimento??!!
Tudo seria tão simples se todos soubessem o que é certo e o que é errado.
Claro que quem fez isso com a Camila, e pode fazer com qualquer um(a) de nós, sabe muito bem o que é certo e o que é errado. O fato é que os exemplos que vemos nos jornais e telejornais são os piores possíveis.
Estamos vivendo num mundo 'quase' sem leis. Tudo é permitido, tudo é possível, tudo é tolerado.
Matar por vingança, por amor, por dinheiro, por queima de arquivo, por preconceito. Nada disso é certo. Mas isso acontece todos os dias e ninguém vai preso. Haja visto o exemplo da Mércia Nakashima. Ela perdeu a vida e ninguém foi preso. A gangue do PT e do Zé Dirceu já mataram quantos?? E quantos foram condenados ou presos por isso?? Quantos foram mortos no Regime Militar?? Quantos foram presos??
Nas faculdades todos os anos milhares de formandos 'fazem' os seus TCC's. Com a facilidade com que temos acesso a informações hoje em dia, milhares de TCC's são clonados e copiados na maior cara de pau. Alguém já foi condenado por isso??  Que tipo de formando estão sendo formados?? Eles possuem alguma noção do que é certo e do que é errado??
Eu, como a maioria de vocês devem saber, sou novata em blog. Desconheço muita coisa, não sei usar muitas ferramentas e juro que não sabia que os textos e os perfis dos blogs poderiam ser clonados. Que a internet é um perigo, disso eu já sabia. Mas o que podemos fazer pra mudar isso?
Eu venho de uma era em que certo e errado era muito claro. Pegar alguma coisa de alguém sem avisar era errado. Pedir permissão para tal era o certo. Roubar e matar era errado. Ser leal e humano era o certo. Mentir, trair, ser desleal era errado. Falar sempre a verdade, seja ela qual fosse, era o certo.
Parece que hoje em dia nada mais disso faz sentido. Parece que tudo isso saiu de moda. Assim como as calças boca de sino dos anos 70 e as meias de lurex dos anos 80. Será que estamos vivendo num mundo em que o certo e errado não existem mais? Onde estão o bom senso das pessoas?
Não preciso nem dizer que estou, claro, indignada com isso. É muito triste e assustador você ter um meio de entretenimento, de lazer, de socialização e ter que ficar preocupado com o que podem estar fazendo em seu nome. Totalmente antiético. Totalmente errado. E o que é mais triste e assustador é que nesse mundo 'sem' leis que vivemos tudo isso tende a piorar cada vez mais. O que podemos fazer para nos proteger dessas pessoas do mal? O que podemos fazer para nos precaver de tais acontecimentos? Gente como essas existem em todos os lugares. São pessoas que tem a maldade na alma. São pessoas que não têm escrúpulos, não têm moral, não têm ética, não têm nada. São pessoas vazias que vivem para infernizar o outro, para tirarem o sossego do outro, para desmoralizarem o outro. Pessoas assim são tão criminosas e perigosas como qualquer assassino e como qualquer pedófilo. Pessoas assim são capazes de tudo. 
Por isso que sou daquelas pessoas tradicionais que acredita que educação moral e cívica tinha que ser ensinado na escola sim.  Eu tive educação moral e cívica e não sei por que isso foi tirado da grade curricular. Ensino Religioso tinha sim que ser ensinado na escola. Não digo ensinar religião, porque isso é pessoal, mas digo ensinar o bem e o mal, ensinar o certo e o errado. Içami Tiba já disse uma vez que quem leva seu filho à Igreja, jamais irá buscá-lo na cadeia. E penso que é bem por aí. As pessoas devem saber do berço o sentido da vida. Devem saber do berço respeitar o próximo e ser leal. Hoje em dia não temos mais isso. As crianças são criadas de qualquer jeito, tendo tudo nas mãos e sem esforço. São criadas podendo fazer tudo e conseguindo tudo. O que acha que essas crianças se tornarão?? Serão aqueles que atropelam, matam e ligam pro pai pra 'comprar' o policial pra acobertar o crime. Serão aqueles que queimam o índio por dormir no banco da praça. Serão aqueles médicos que não olham na sua cara e te receitam qualquer coisa só pra se ver livre de você. Serão aqueles que vendem seu voto por bolsas auxílios. E muitos outros exemplos caberiam aqui, mas não vou me estender mais. Acho que já disse o que tinha que dizer: Ética, Moral e Bons Costumes JAMAIS serão fora de moda. Em tempo algum esses valores devem deixar de existir. E o que nós estamos fazendo para isso não acontecer?
Grande beijo à todos.

3 comentários:

Camila disse... [Responder o Comentário]

Querida, adorei o post! A questão dá ética vai além dos nossos blogs, é claro, mas deveria existir em todos os lugares, independente de serem mais ou menos importantes, certo??
Obrigada por tbem aderir, vamos ver se isso não volta a acontecer!
Super beijo,
Camila
www.mamaetaocupada.blogspot.com

Anne disse... [Responder o Comentário]

Oi Fabi! É isso, mesmo, levantamos muitas reflexões com essa blgagem.
Sobre a proteção do bloge, garanto que seguindo os tutoriais dácerto, pois foi como fizemos lá no Super Duper... agora não vou te enganar... eu não manjo nada dessas coisas e quem fez para mim foi meu marido... hehehe
Bjos
Anne
mammisuperduper.blogspot.com

Vanda Siqueira disse... [Responder o Comentário]

Fabí querida... amei ter vc lá no Blog.
Você escreve muito bem... e faço minhas as suas palavras.
Numa outra oportunidade (estou atrasadíssima) deixo aquí meu depoimento.
Então Fabí... sobre as suas perguntas, volto aquí pra te responder com calma e amei seu interesse, mulher tem que ser vaidosa mesmo e nem sempre andar na moda é sinônimo de Elegancia.
Pode deixar que te darei umas dicas, tá...???
Me aguarde...!!!
Bjs no seu coração.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...