Quando é hora de parar? Ronaldo Fenômeno sabe e ensina!



Em 14 de Fevereiro de 2011, o jogador Ronaldo Fenômeno, visivelmente emocionadíssimo, anuncia sua aposentadoria nos campos de futebol.
Eu nunca gostei de futebol. Sou São Paulina por simpatia e Palmeirense de coração. Costumo dizer que sou São Paulense!!! Mas nunca fui fanática. A fase dos meus 17 anos foi meu auge de torcedora. Tinha camisa, meião, assitia aos jogos, mas nunca cheguei a ir ao Estádio torcer. Foi quando o São Paulo também estava no auge, em 1993 e 1994. Conquistou vários campeonatos, inclusive a Taça Libertadores da América. Depois disso, só assistia aos jogos da Seleção Brasileira e olhe lá. Mas com o passar do tempo, a gente vai se inteirando mais dos assuntos: política, economia, educação, atualidades e esporte, entre eles o futebol.
O Ronaldo Fenômeno foi um dos jogadores que posso dizer que acompanhei a carreira. Não assim tão a fundo, mas vi o começo, o auge, a queda, a volta por cima. Muitos outros jogadores famosos já pararam nessas duas décadas passadas, mas nenhum tinha sido tão próximo. O Ronaldo tinha uma simpatia, um carisma diferente. Era um menino magrinho com cara de bom moço que tinha tudo pra conquistar o mundo. E conquistou!
Era tão menino quando começou a ter fama, sucesso e dinheiro que podia ter ficado deslumbrado e ter perdido o foco. Mas não aconteceu. Tinha uma estrutura emocional bem trabalhada. Nunca esteve envolvidos em escândalos. Só lembro de um episódio, aquele que foi pego com um travesti. Mas ainda assim, ele foi a TV, deu seu pronunciamento, teve grandeza de falar sobre sua fraqueza. Quem de nós fala de nossas fraquezas assim abertamente pra todo mundo saber? Fraqueza, a gente costuma esconder. Ninguém quer se mostrar pequeno.
Ronaldo estava no topo quando lesões começaram a acontecer e atrapalhar seu desempenho em campo. Mas ele sempre voltava. Quem pode esquecer daquela imagem de Ronaldo caindo no chão com a mão no joelho que saltava pra fora??!! Uma dor que todos sentiram. Mas ele sempre voltava. Ele sempre se recuperava, sacudia a poeira e dava a volta por cima. E fez isso em 2009 quando voltou ao Brasil pra jogar no Corinthians e conquistou mais dois títulos: Campeonato Paulista e Copa Brasil. Só que torcedor é ingrato. Nunca está contente com nada. Quer sempre mais e mais. Não quer saber de problemas pessoais ou de saúde. E aí Ronaldo passou de heroi a vilão. Foi quase agredido, vaiado, insultado. Ronaldo percebeu que era hora de parar. Tinha chegado ao seu limite. Mais uma vez teve grandeza de anunciar que ia parar.
O ser humano quer sempre transpor seus limites. Quer sempre se superar. Quer chegar o mais alto que puder. Não quer admitir que não pode, que não sabe, que tem dúvida. Quer sempre se mostrar superior. Isso começa na escola. Sou professora do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Ministrei aulas de Gramática e Técnicas de Redação. Era difícil o aluno que admitia ter dúvidas ou que não tinha entendido a explicação. Eles têm vergonha de se sentirem menores. Medo de serem vítimas de vaias e de brincadeiras maldosas. Crescem com isso na cabeça: não podem dizer que não sabem, que não entendem. Devem sempre mostrar que são bons em tudo. Ninguém é bom em tudo. A não ser que sejam superdotados.
A minha homenagem vai pro Ronaldo. Um menino-homem que caiu várias vezes, mostrou suas fraquezas, seus medos, levantou, mostrou sua força e soube a hora de parar. Quando entendemos e ouvimos o nosso corpo e conhecemos nossas limitações, sabemos até onde podemos chegar. O Ronaldo chegou onde tinha que chegar. E teve a humildade de reconhecer. Claro que ele pode e vai fazer muita coisa por trás do futebol, mas uma etapa foi finalizada.

A música de Marcelo D2 “Sou Ronaldo” diz tudo sobre essa carreira brilhante. Merece ser ouvida hoje mais do que nunca.




Hoje, eu Sou Ronaldo!!!

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...