Era muito importante pra mim! =(

Peguei o telefone e liguei para o consultório para marcar uma consulta de rotina.
- Consultório, bom dia!
- Oi, bom dia, quem fala?
- Suellen.
- Oi, Suellen, é a Fabiana quem está falando. Eu gostaria de marcar uma consulta com a Dra. Ana.
Após uma grande pausa e uma respiração profunda, vem a resposta:
- A Dra. Ana faleceu semana passada!!!
Choque.
---
Foi exatamente dessa forma que eu fiquei sabendo hoje que minha ginecologista-obstetra tinha falecido. Ainda não estou acreditando.... Ainda 'outro dia' estive com ela para consulta de rotina. Conversamos, brincamos, falei dos meus medos, das minhas aflições, dos meus problemas... 
Dra. Ana era mais do que uma médica. Era uma amiga e confidente. Lembro da minha primeira consulta com ela... "Era a primeira vez que eu estava indo a uma ginecologista na vida. Tinha quase 19 anos. Estava cheia de medo, insegura e sem saber como seria. Ela me chamou na sala de espera, sorridente. Entrei. Estava tremendo, literalmente. Estava tensa, com os lábios e mãos tremendo. Não conseguia nem falar. Ela perguntou, com doçura, porque estava lá. Disse, em meio a muita gagueira de nervoso, que era a minha primeira vez numa consulta com ginecologista e queria saber se minha menstruação era normal!!! Ela sorriu novamente e começou a conversar comigo. Foi me explicando o que era uma menstruação normal, como funcionava o ciclo menstrual, os ovários, as trompas... foi perguntando se eu tinha namorado, se eu já tinha tido relações com ele, se ele era mais velho... fui tratada ali como uma menina que estava conhecendo a vida naquele instante. Ela olhou nos meus olhos durante todo o tempo. Disse que não iria tocar em mim naquele dia. Quis tirar todas as dúvidas que eu tinha, tirar os meus medos, me deixar segura. E foi exatamente o que aconteceu. Fiquei com ela naquele consultório durante quase uma hora. Ela pediu vários exames e me explicou, tin-tin por tin-tin, como cada um seria feito. Disse que só depois que eu levasse os exames pra ela é que ela faria o exame clínico. Saí de lá, fiz todos os exames e dias depois estava de volta. E assim tem sido há pouco mais de16 anos". 
E todas as vezes que ia nela, era recebida com o mesmo carinho da primeira vez. E todas as vezes que ia nela e tinha algum medo, ela me tranquilizava. Quando precisava fazer algum exame, ela me explicava todo o procedimento antes. Quando fazia os exames preventivos, ela ia falando tudo o que estava acontecendo. Em nenhum momento me deixava 'no escuro'. Quando engravidei, lembro que fui nela e levei o exame de farmácia que tinha feito. Na hora ela, sorriu e me disse: "Esse não dá errado nunca. Quer fazer o Beta, pode fazer, mas já sei a resposta." Depois, fiz o pré-natal todo com ela. Na primeira consulta do pré-natal, ela fez umas continhas doidas e já sabíamos quando o bebê iria nascer. Foram só três dias de diferença. Ela me deu os telefones de todos os consultórios que ela atendia, o celular, o bip e até o telefone da casa dela. Toda vez que ela ia viajar, ela me avisava pra eu não ficar preocupada. Uma vez, já no fim da gestação, ela precisou viajar as pressas e não me avisou. Na semana seguinte, quando estive no consultório, ela me informou que esteve ausente naquele fim de semana e que não tinha me dito nada porque sabia que eu iria ficar nervosa e com medo e isso poderia causar uma antecipação no parto devido ao estresse. No dia do parto, eu estava calma, mas queria saber onde ela estava. Já na sala de cirurgia, pronta pra começar, ela chegou sorridente e passando total confiança. Uma equipe de primeira. O bebê estava sentado e eu não quis saber o que era. Num dado momento ela disse que já tinha visto o bumbum do nenê. E eu perguntei de volta o que era e ela respondeu que tinha visto o bumbum e não dava pra saber!!! Segundos depois ela diz que era uma menina =) 
Fiquei no hospital por três dias. Ela foi me ver todos os dias pela manhã e no final do dia. Indicou a pediatra pra minha filha que é a que eu vou até hoje. 
Eu não perdi só uma médica. Eu perdi A MÉDICA. Ela era iluminada. Uma profissional exemplar e de extrema confiança. Nada comparado aos profissionais de hoje em dia que ouvimos falar que não nos olham na cara, nos dão diagnósticos errados, nos tratam de qualquer jeito sem o mínimo de cuidado e atenção. Dra. Ana era um ser humano com sentimentos, sonhos, projetos... e atendia seus pacientes como seres humanos com sentimentos, sonhos e projetos. Ela nos dava atenção, carinho, amor. Passava total confiança e segurança. Com ela, eu podia segurar as suas mãos e fechar os olhos tranquilamente. Sabia que ela me guiaria para o bom caminho. Ela agia, sem dúvida nenhuma, guiada pelo ESPÍRITO SANTO
Hoje eu perdi uma pessoa boa, amiga e querida. Perdi a segurança na medicina, a confiança no profissional, a certeza de ser atendida como ser humano. Perdi um ANJO.


Eu não podia deixar de prestar essa homenagem a essa pessoa que sempre trabalhou com imenso amor, que acreditava no bem e que lutou, bravamente, até o fim. Não podia deixar de mostrar, publicamente, que bons médicos existem sim e eu tive a grande providência de ser tratada por um deles. 
Busquei algo que pudesse demonstrar a dor que estou sentindo. Mas a dor nunca pode ser medida, somente sentida. E, de repente, me deparei com esse soneto. Quem parte está melhor do que nós que estamos 'abandonados' nessa selva de loucos, desvairados em meio a tanta violência, sujeira, tristeza.

Não choreis os mortos

Não choreis nunca os mortos esquecidos
Na funda escuridão das sepulturas.
Deixai crescer, à solta, as ervas duras
Sobre os seus corpos vãos adormecidos.

E quando, à tarde, o sol, entre brasidos,
Agonizar...guardai, longe, as doçuras
Das vossas orações, calmas e puras,
Para os que vivem, nudos e vencidos.

Lembrai-vos dos aflitos, dos cativos,
Da multidão sem fim dos que são vivos,
Dos tristes que não podem esquecer.

E, ao meditar, então na paz da morte,
Vereis, talvez, como é suave a sorte
Daqueles que deixaram de sofrer.

Pedro Home de Mello

Mas como é difícil não chorar...



Adeus, Dra. Ana Maria Marchiori.
O céu está em festa!!!



As imagens foram retiradas da internet e pertencem aos blogs blogdogabrielfloriano.blogspot.comehquasemeianoite.blogspot.com, respectivamente.

23 comentários:

Sonica disse... [Responder o Comentário]

Fabi,
Apesar de ser um acontecimento muito triste, a morte sempre surpreende! Vc prestou uma linda homenagem à sua médica, que certamente está nos braços de Deus!
Fique em paz,
bjs

Unknown disse... [Responder o Comentário]

É muito triste perder pessoas que gostamos. Pelo menos ela fez parte de bons momentos na sua vida e foi muito importante tbm. Agora só ficaram as lembranças q com certeza estarão guardadas com muito carinho no seu coração. Que ela descanse em paz. E fica bem amiga..
bjos

Patríciatrr disse... [Responder o Comentário]

Nossa amiga que triste, estou até emocionada aqui. Que Deus receba a Dra e que ela descanse em paz.
Força

simone disse... [Responder o Comentário]

tive o mesmo choque que vc, ela era exatamente assim, um doce.

Simone

Ich, Hausfrau disse... [Responder o Comentário]

poxa Fabi... sinto muito pela perda dessa pessoa tão querida em sua vida! bjo

Mission@ri@ F@R@ C@V@LC@ disse... [Responder o Comentário]

Pois é fabi a morte nos surpeende! por isso ela é um mistério q até hj niguém consegue entender... mas vamos pensar que tudo tem seu tempo.O livro de Eclesiastes DA Biblia diz que Há tempo para tudo na face da terra: "TEMPO DE NASCER E TEMPO DE MORRER, DE PLANTAR E DE COLHER......" E e nós estamos sujeito a esse tempo.Mas O Espírito Santo consolador nos prepara para esses momentos de dor e saudades, que bom que vc só boas lembranças desta pessoa.Deus te abençoe querida!bjs BFS.

Crisgrer@hotmail.com disse... [Responder o Comentário]

Oi apesar de não conhecê-la...tivemos a sorte de termos a mesma médica...um doce de pessoa e assim como vc hoje estou muito triste, meu coração está em luto em saber que a Dra Ana Maria Marchiori não está mais conosco.Mas tenho a certeza de que estará feliz em saber de quanto ela foi amada e querida a cada consulta.Não sei se vc viu, mas segue a reportagem da revista época,sobre a Dra Ana Maria...

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI56062-15257-3,00-AS+MIL+FACES+DO+CANCER.html

Beijo e fique com Deus!
Cris.

Anônimo disse... [Responder o Comentário]

Olá querida,a Dra.Ana tbm era minha ginecologista,a mais ou menos dez anos,ela que fez meu pré-natal e parto,além de médica uma excelente amiga e confidente como vc disse,fiquei sabendo ontem e estou em estado de choque....vou sentir muita falta dela...linda a homenagem,parabéns,ela está nos braços Deus e isso me conforta...bjos
Meu nome é Patrícia Sobrinho

Fabi disse... [Responder o Comentário]

Patrícia, Cris, Simone e demais meninas... De fato, essa perda está sendo difícil... A Dra. Ana está e estará sempre em meu coração. Fez parte da minha vida, da minha história e de uns dos momentos mais marcantes da minha vida. Sinto muita falta dela. Mais do que eu podia imaginar que sentiria. No fundo, não imaginava que ela pudesse partir. Mas ela partiu e levou um pedacinho da minha história com ela. Levou um pedacinho de cada paciente... Penso nela todos os dias!!! Obrigada pelas palavras de carinho de todas vocês. Grande beijo e fiquem com Deus.

Carol Leite disse... [Responder o Comentário]

Oi Fabi, não te conheço, mas parilho com vc a tristeza dessa perda. A Dra. Ana esteve comigo no momento mais importante da minha vida: no nascimento da minha filha. Quem me indicou ela foi a minha cunhada e desde que conheci ela pensei "finalmente encontrei a ginecologista perfeita!". Vc descreveu bem como ela era, além de médica uma amiga mto querida!
Já fazia algum tempo que não me consultava com ela, minha cunhada veio na minha casa essa semana e perguntei se ela tinha conseguido marcar consulta com a Dra. Ana e ela me contou sobre o falcimento. Fui pesquisar mais coisas sobre o ocorrido, pois minha cunhada não soube me explicar direito, soube que ela tinha piorado logo depois de fazer o meu parto e estava dificil marcar consulta com ela.
A notícia da morte foi um baque tremendo! Ainda mais qdo me lembro como eram as suas consultas, qdo tinha que dar bronca ela dava mesmo, tirava todas as dúvidas, me atendia a qualquer hora do dia ou noite! Além de ser minha médica ela era um ser humano extraordinário!
Dra. Ana vai estar sempre na minha lembrança, não tem como esquecer de uma pessoa que fez parte do momento mais importante da minha vida!

Anônimo disse... [Responder o Comentário]

Estou sabendo hoje. Também foi minha ginecologista. Fez os partos dos meus dois filhos. Uma super medica que foi além em várias ocasiões. Também sinto uma imensa tristeza. Fico feliz pelo menos em saber que está sendo honrada aqui com suas palavras. Ela tocou a vida de muitas pessoas.

Camila disse... [Responder o Comentário]

Oi Fabi...
Ainda não consegui controlar as minhas lágrimas após receber a notícia do falecimento da Dra. Ana.
Fiquei sabendo hoje que a querida Dra. Ana não poderia conhecer a minha pequena Bia após um aninho de vida!
Mudamos para Nova York em março desse ano, voltaremos agora em setembro para comemorar o aniversário da pequena e estava super ansiosa em mostrar a nossa Bia para ela! Ao não receber respostas dos e-mails, meu marido ligou para o consultório e recebeu a notícia...
Um pouco de nós...
Após alguns anos nos acompanhando, Dra. Ana fez parte da nossa decisão em engravidar, nos orientou, compartilhou a alegria do resultado positivo e passou a estar presente em nosso dia-a-dia.
Mas, pequena Bia nos assustou várias vezes ainda na barriga e ... após alguns avisos... nasceu de 35 semanas... acordando a todos nós numa madrugada de sábado chuvosa!
É claro que Dra. Ana apareceu no hospital com um lindo sorriso e falou "não disse que ela não quer mais esperar?" E ali a “doutora-amiga” ficou ao meu lado, segurou as minhas mãos nas inesquecíveis contrações, fez cafuné... me abraçou dizendo que tudo ficaria bem em poucos minutos...
E foi assim... depois de alguns minutos a nossa Beatriz nascia...
Daquele momento em diante as nossas vidas mudaram para sempre!
Foi muito gostoso ler seu texto e perceber que Dra. Ana era especial para tanta gente e que deixará saudades em todas nós!
Desejo que ela esteja em paz!

Fabi disse... [Responder o Comentário]

Oi Camila!!! Eu ainda sinto muito a perda da Dra Ana e sinto por todas vocês que aos poucos estão sabendo dessa notícia tão triste. Cada comentário e cada depoimento que recebo aqui sobre o quanto ela era especial me deixa feliz por saber que ela era mesmo importante pra muitas pessoas!!! Que bom que sua pequena Bia está crescendo forte, saudável e está quase completando um aninho. E que bom que a Dra Ana pode fazer parte um pouquinho da história dela. Ela, sem dúvida nenhuma, era um anjo!! A cada depoimento que recebo aqui tenho mais certeza disso. Foi um anjo pra mim, foi um anjo pra você e foi um anjo pra todas que deixaram seus comentários aqui. Obrigada à você, Camila, e a todas as demais que vieram deixar sua homenagem a Dra Ana que pra mim sempre foi e será uma grande amiga. Muitas saudades eu sinto dela. Penso nela a todo instante. Mas sei que com a bondade e o coração que ela tinha, ela só pode estar num lugar muito bom e abençoado olhando por todas nós. Um grande beijo, um grande abraço e desejo que encontrem médicas tão boas quanto foi a Dra Ana.

Ana Paula disse... [Responder o Comentário]

Oi Fabi,infelizmente soube hoje do falecimento da Dra. Ana e como vcs ja disseram mas vou repetir o quanto ela é querida , pois mesmo tendo partido ela sempre sera lembrada por todas nos como a medica e amiga que sempre nos olhou como ser humano e nao como uma simples paciente. Acompanhei todo o processo de luta contra o cancer e nunca vi ela reclamar de nada, mesmo nos dias mais dificeis ela atendia a todas sempre com um sorriso e com esperança...saudade...Muita luz !Bjo. Ana Paula

mo disse... [Responder o Comentário]

Olá Fabi, que bonita homenagem.
Também fui paciente da Dra. Ana, dos 12 aos 26 anos.
Ela realmente era uma pessoa incrível e um exemplo de profissional cuidadosa e humana, algo tão difícil de se encontrar entre a classe médica.
Dividi com a dra. Ana momentos muito importantes, alguns bons, outros mais difíceis, e ela sempre soube tratar tudo com muita delicadeza.
Fico muito feliz que ela seja lembrada com tanto carinho por todas aqui. Que esteja em paz.
Um grande abraço.

Fabi disse... [Responder o Comentário]

Mo, mais uma vez, obrigada. Cada comentário deixado aqui é uma emoção que vivo e revivo lembrando da Dra. Ana!!! Muitas saudades.... tenho certeza de que todas as pacientes dela sempre foram tratadas com muito amor, carinho e respeito. De fato, no meio médico é algo difícil de encontrar. E todas ficaram um pouco órfãs com a partida prematura dela. Um grande beijo no seu coração e fique a vontade para voltar sempre que quiser.

leila disse... [Responder o Comentário]

OI ME CHAMO LEILA E SÓ HOJE APÓSQUATRO MESES DE FALECIMENTO DA DR ANA MARIA É QUE VIM SABER DO OCORRIDO,ESTOU AQUI MUIOT TRISTE E INCONSOLÁVEL, POIS COMO VC JÁ FALOU ,ELA ERA UMA AMIGA,E POR GRAÇA DE DEUS, FEZ O MEU PARTO.LEMBRO COMO HOJE QUANDO ELA FEZ MINHA CESARIANA, QUANDO MINHA FILHA SAIU, ELA LEVO-A ATÉ MIM E DISSE:ELA TAVA REZANDO PRA SAIR,DEU GRAÇAS A DEUS TER SAIDO,POIS ERA MUITO GRANDE E GORDINHA E EU TÃO PEQUENA.COMO EU TINHA FEITO UM BEBEZÃO TÃO GRANDE.POIS É ENTREI EM CHOQUE E A FICHA NÃO CAIU,HOJE LIGUE PRO CONSULT´RIO COM MUITAS FIZERAM PRA MARCA CONSULTA E FOI ORRÍVEL TER QUE OUVIR A NOTÍCIA QUE NUNCA QUEREMOS OUVIR.EU SÓ CHORAVA E A SECRETÁRIA FALANDO E EU SEM TER PALAVRAS...COMO NESSE MOMENTO......VAI SER DIFÍCIÇ ENCONTRAR UMA AMIGA,MÉDICA COM TANTA SIMPATIA E HUMILDADE...MAS SEI QUE ELA JÁ ESTÁ DESFRUTANDO CO CÉU, DA ETERNIDADE ETERNA.FELICIDADE PLENA.BJS E FICA COM DEUS.OBRIGADA PELA SUAS LINDAS PALAVRAS E HOMENAGEM

Anônimo disse... [Responder o Comentário]

Meu Deus, hoje em pesquisa no google para localizar o fone da dra.essa noticia tão triste...lembrei do sorriso dela e da voz tão marcante...que saudades!!

Soraia disse... [Responder o Comentário]

oi, vc nao me conhece, mas hoje fui procurar o telefone da minha ginecologista a Dra. Ana Maria Marchiori pela internet para maarcar minha consulta de rotina,mas achei seu blog, não to acreditando no q li, cheguei a engolir grosso...to chocada, tratava com ela há mais de 10 anos.nossa q tristeza!!!..abraços

Paulo SS disse... [Responder o Comentário]

Oi Fabi, que linda homenagem! Hoje dia 24/04/2012, há 9 meses soube dessa perda. Estávamos na pediatra pela manhã, quando ela nos informou. Passamos o dia em silêncio e dor, vez por outra um meneio da cabeça, em negação.
Minha esposa ficou grávida pela segunda vez, após 18 anos do primeiro filho. Os temores eram evidentes, e a minha impotência diante disso maios ainda.
Eu acredito em anjo, e Deus nos deu um. Quando soube do ocorrido pensei "Deus a preservou para o nosso bem." Pode parecer presunçoso, mas não é isso, foi um privilégio honroso tê-la abraçado e ouvido, tê-la permitido nos abençoar.

Adri Adorno disse... [Responder o Comentário]

Fabi boa tarde,fui paciente da Dra. Ana Maria Marchiori no ano de 2007 e após essa data perdi o contato com ela e minha vida deu uma modificada e perdi meu convenio e de lá para cá não visitei nenhum gineco. Fui procurá-la para marcar uma consulta, quando soube do falecimento dela e fiquei chocada, aliás eu e minha irmã que também se consultou com ela no mesmo ano que eu. Ótima médica e excelente pessoa, acabei de ficar sem chão e estou me sentindo órfão de gineco.
Você conseguiu encontrar alguma gineco que vc esteja se consultando bacana? Se puder me envie como indicação pois necessito de alguém e não conheço ninguém. Obrigada.

Unknown disse... [Responder o Comentário]

Em choque, mais que médica uma amiga! perdi uma pessoa muito importante para nossas vidas! Sem palavras só as lágrimas que falam por mim... Mais de 15 anos cuidando de mim ela iria começar a cuidar da "nossa filha" como ela chamava a Julia... Tive 2 partos pelas mãos desse Anjo! E muito acolhimento e conforto, como fui morar no interior para passar eu chegava cedo e ficava no consultório aguardando, ela chegou a me dar carona até a rodoviária em uma das últimas consultas... Lembro de cada palavra, sorriso, apoio, aconselhamento, brincadeira, olhar e amor em que sentia pelo trabalho e por nós! Saber que era assim com todas é maravilhoso! Uma guerreira especial! Admirável, meu exemplo a seguir e em como tratar os pacientes, o ser humano!
Gratidão eterna Dra Ana
Minha filha nasceu dia 08/12 e ela faz aniversário 07/12... Sempre lembrei da data dela, Eternamente nos nossos corações!

Sandra Regina da Silva disse... [Responder o Comentário]

Realmente hoje quando eu estava saindo de casa , ela veio em meu pensamento quando comecei a procurar o contato dela nas redes sociais , e infelizmente não foi a notícia que gostaria de ter tido mas no mesmo tempo me senti aliviada em saber que hoje ela é mais uma estrela que brilha no céu , um exemplo de profissional , onde eu tive o privilégio de ter conhecido porque uma mulher abençoada por Deus que fez parte da minha história porque foi nas mãos dela que meu primeiro filho veio ao mundo e eu só tenho que agradecer porque graças a ela ,meu filho não morreu ,porque ela sim era e sempre será mesmo em nossas memórias uma excelente profissional e graças a esse anjo que meu primeiro filho José Guilherme é meu segundo também que em 2006 quando ela se afastou devido os problemas de saúde ,mas não me deixou desamparada colocou a doutora Ofélia que também uma grande profissional,mas sei que pessoas como Doutora Ana Maria Marchiori hoje são raras mas que essa grande mulher possa ficar em nossas memórias não só como uma doutora mas um anjo enviada por Deus por ter feito parte de cada história e sempre estará presente em nossas memórias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...