Copa do Mundo: recordar é reviver!

Estamos há poucos dias da abertura da Copa do Mundo na África do Sul e resolvi escrever sobre esse assunto que mexe tanto com os brasileiros.
Todo ano de Copa do Mundo é esse alvoroço. Vai chegando perto da abertura e dos jogos e o povo já fica louco. Nos rádios, jornais, TV e conversas não se fala de outro assunto. Nas ruas é aquela movimentação, aquela correria. E quando tem jogo do Brasil, então, aí é melhor nem sair de casa. É um tal de sair mais cedo do trabalho e entrar mais tarde que a gente fica até tonto. Tem lugar que fecha durante o jogo e abre depois. É uma bagunça. Gente com as cores da bandeira brasileira até na alma. Pinta a cara, coloca adereços mil e por aí vai. Homens, mulheres, crianças. Todos entram no embalo.
Sabe que tenho algumas lembranças de Copa do Mundo que são muito boas. Lembro até mais do que os próprios jogos do Brasil. Por exemplo, eu faço aniversário em Junho e de quatro em quatro anos vivo essa euforia de Copa no meu aniversário. No ano de 1986 fiz 10 anos no dia em que o Brasil jogou com a Polônia no Mundial do México e venceu por 4X0 nas oitavas de final. Dizia pra todo mundo que o meu presente foi a Vitória do Brasil. O Brasil nem venceu esse mundial, mas lembro como se fosse ontem dessa data. Na Copa de 94, o tão esperado e sonhado TETRA, foi o que mais me marcou. Foi o ano em que o Senna nos deixou e também foi o ano em que terminei meu Ensino Médio, na época o Colegial. Lembro que nessa Copa eu e meus amigos do prédio pintamos a rua e decoramos com bandeiras e fitas. Pintava a cara no dia dos jogos e ia assistir as partidas junto com uma turma enorme, na casa de uns tios meus que são pra lá de maravilhosos. Era uma animação só na casa deles. Aquela galera toda em volta da TV gigante da sala gigante na casa gigante. Como era gostoso os dias de jogos. Sabia que ia ter diversão, ainda que o Brasil não vencesse. Era muito bom. No jogo da final, eu não tinha ido pra lá. Assisti em casa. E quando o Baggio errou aquele pênalti, foi o melhor. Como gritei e pulei. Parecia que tinha ganhado na Mega Sena. Aliás, nem sei o que parecia. É uma coisa difícil de explicar. Por que eu gritei e chorei tanto??? Só porque o Brasil tinha vencido uma Copa??? E isso era motivo pra tanto??? O que isso representava ao certo???
Bom, só sei que todo mundo estava gritando, pulando e chorando de alegria. Então, vamos no embalo. Ainda não tinha vivido uma emoção assim tão contagiante e geral. Todo mundo nas ruas estava feliz, contente, alegre. Os carros passavam nas ruas buzinando e estavam decorados com bandeiras, pequenas, médias e grandes. As pessoas se confraternizando como nunca tinha visto antes. Era como um conto de fadas. O mal não existia. A tristeza não existia. Era só alegria e felicidade em todo lugar. Tudo azul... verde, amarelo e branco. Nos outros mundiais em que o Brasil foi campeão, nem sonhava em existir. Nem imaginava como era aquilo tudo. Tem coisas que realmente precisamos viver pra saber o que é. Copa do Mundo é uma dessas coisas. As recordações não param por aí. Nos Mundiais que se seguiram, tenho outras recordações. No de 1998, lembro que trabalhava no Banco Bandeirantes lá no Centro da cidade e no dia do jogo do Brasil, que também caiu no meu aniversário, estavam todos saindo mais cedo, correndo pra assistir ao jogo e eu estava de bolsa na mão, indo embora quando minha chefe me chamou pra uma reunião. Fui com aquela cara de animação. Quase engolindo um com os olhos. E quando chegou na tal reunião, toda a equipe unida, eles me dão uma caixa com um presente pelo meu aniversário. Minha cara caiu no chão. Estava nitidamente sem graça por ter ido de cara feia e tudo o mais. Que chato! Acredito que todos perceberam o meu desconforto. Fato marcado, pra sempre.
O negócio é que gostando ou não da seleção escolhida pelo técnico Dunga, criticando ou não a estratégia usada por ele, temos mesmo é que torcer. Como dizem, a única alegria que o Brasileiro tem é ver o seu time ou o seu país campeão de alguma coisa. Então, vou torcer, pintar a cara, colocar a camisa do Brasil e quem sabe terminar esse ano com mais uma lembrança boa. Em 2014 a Copa será aqui no Brasil e muitas emoções esperam por todos nós. Rumo ao Hexa, Brasil! Boa Sorte, Dunga.

Você tem alguma recordação especial de alguma Copa??? Deixe aqui sua lembrança. Compartilhe sua memória. Vou gostar de saber!!!

Beijo grande pra todos.

4 comentários:

Mãe Mochileira,filho malinha.. disse... [Responder o Comentário]

Oláaa!! obrigada pela visita e pelo carinho no nosso blog..adoramos! ;-)
menina..nem fale, aqui a energia da copa ja contagiou todo mundo...e sem sombra d eduvidas minha maior lembrança (e melhor )foi a do penalti perdido..exatamente como vc descreveu...eu chorava,pulava..como todo mundo..eu nem sabia ao certo opq,mas era uma coisa tao contagiante..lembro que alem da familia toda, eu assitia os jogos em casa com uma smaigas..e depois a gente foi para arua, e era todo mundo pulando se abraçando...ai minha colega veio correndo,me abraçou e disse: amanha não vai ter aulaaaa!!! kkkkkkkk..sempre me lembro desse detalhe! ;-P
kkkk!!! ah,todas as outra sao uma energia só..mas acho que nehuma vitoria vai ser como aquela..acho que era pq fazia muito tmepo que i Brasil nao ganhava..sei lá..foi muito bom,uma alegria coletiva..lembro ate que foi feriado no Brasil todo! e depois,quando o Brasil foi penta,todo mundo crente que teria outro feriado..e não teve!! kkkkkk..
coisas de copa..e nesse vai não vai do Dunga.quero nem saber..vou ta la, linda e loira,torcendo como louca.Como sempre!!!! ;-)
Bjsss....otimo fim de semana..e vamos rumo ao Hexa!!!

Andrea disse... [Responder o Comentário]

Oi Fabi,

Cheguei!!

Que tudo aqui, heim!

Adorei os posts, bem a nossa cara geminiana!!! Amei!! Não nenhum desses filmes ainda, vou ver todos!!

Apareça sempre!

Um super beijo!

Carol Garcia disse... [Responder o Comentário]

oi fabi!
tem selinho pra vc lá no blog!
bjo
carol
http://viajandonamaternidade.blogspot.com

Carol Garcia disse... [Responder o Comentário]

OI Fabi!
ó eu aqui!!!!
bom, seguintes...
selinho....
vc vai lá no meu blog e salva a figura (o selinho em questão)
Regra 1 é colocá-lo no seu blog, num post.
Cada selinho tem suas próprias regras.
no caso, que é o selinho da sininho, vc tem que responder o questionário (só copiar, colar e responder) e indicar algumas blogueiras que vc acha que tbm mereçam... só não esqueça de avisá-las para passar no seu blog e continuar com a brincadeira.
bjocas
carol
http://viajandonamaternidade.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...