Sucesso e fracasso - os opostos que se atraem.

Sucesso - Acontecimento; ocorrência. Resultado; conclusão. Resultado feliz.
Fracasso - Estrondo de coisa que se parte ou cai. Mau êxito; malogro; ruína. Insucesso.

Sempre ouvimos dizer que os opostos se atraem. Na física é assim: cargas opostas se atraem. Pólo negativo com pólo positivo se atraem. É realmente difícil de entender até que, através de experiências, podemos comprovar tais teorias.

Todo mundo, em qualquer circunstância, busca o sucesso. O bebê quando chora quer alguma coisa. Busca o sucesso de algo que quer através do seu choro. A criança também faz suas birras, muitas vezes com sucesso, para ter aquilo que deseja. O adolescente busca o sucesso quando estuda para uma prova, quando faz um trabalho, quando treina algum esporte, quando se interessa pelo sexo oposto... O adulto almeja o sucesso na hora em que vai buscar um emprego ou que monta seu próprio negócio. Em todas essas circunstâncias, temos sempre o tal pensamento positivo. Pensamos sempre que tudo vai dar certo, que tudo correrá bem, que tudo acabará numa boa. De vez em quando nos pegamos pensando e comentando: "Mas e se...?". "Vira essa boca pra lá. Claro que vai dar tudo certo. Fica tranquilo". Tem sempre alguém que quer nos encorajar e exige que deixemos de lado os pensamentos negativos, pra não atrair coisas ruins.
É... só que nem sempre é assim. Muitas vezes o sucesso não vem. Faça o que fizer, ele não chega. E no lugar dele aparece o fracasso, aquele que a gente achava que era um parente bem distante, que quase não tínhamos contato com ele. Aquele de quem só ouvíamos falar. E como todo parente distante, uma hora ou outra ele vem nos visitar. E como ele sempre chega sem avisar, nos pega despreparado e desprevenido e nunca sabemos o que fazer com ele. Nunca sabemos fazer 'sala' pra essa gente. Passamos um cafezinho, oferecemos água e ficamos torcendo e esperando que a visita vá embora e não perceba nada. Só quando ela vai embora é que respiramos fundo, suspiramos e damos Graças a Deus. Ufa!!!

O fracasso é dolorido. Ele nos derruba de uma tal maneira que fica difícil levantar. Ele nos diz coisas horríveis... faz com que a gente acredite que nunca mais sairemos do buraco que ele nos colocou. O fracasso tem o poder de desestabilizar nossas emoções como nunca imaginávamos antes. Ele nos faz achar que ele é quem manda, que ele é o dono do pedaço. O pior é que por um período indeterminado será mesmo dessa forma. E só quem já passou por isso sabe e entende do que estou falando.

Nunca, jamais, em hipótese alguma, nem nos piores pesadelos imaginamos encontrar o fracasso. E quando ficamos cara a cara com ele, ficamos sem ação, sem reação, sem noção do que fazer, sem saber qual caminho seguir pra escapar e driblar o fracasso. O fracasso é amargo e indigesto.

E aí nós perguntamos: como algo assim pode trazer alguma coisa boa? Como passaremos por isso e sairemos ilesos?

E eu posso te responder: o fracasso é a carga negativa que é atraída pela carga positiva: o sucesso! Os opostos que se atraem!! Nossa, quanta subjetividade!!!
Mas se pararmos pra pensar um pouquinho, onde há o sucesso, há também o fracasso. Enquanto um vence, o outro perde. Enquanto um nasce, outro morre. Um lado não existe sem o outro. No fundo, um completa o outro. Há pessoas que viverão a vida inteira sem experimentar o gosto ruim do fracasso. Para essas, eu desejo que realmente nunca sintam esse gosto. Há pessoas que vão passar a vida inteira sem sequer saber qual o gosto do sucesso. Para essas, eu desejo força, perseverança e esperança. E há pessoas que saborearão os dois: o sucesso e o fracasso. Ou o fracasso e o sucesso. Para essas, eu desejo que saibam lidar com as duas situações. Que saibam ser benevolentes e humildes enquanto estiverem com o sucesso ao lado. E que saibam pedir ajuda enquanto estiverem com o fracasso. Saibam que não são Deus enquanto estiver com o sucesso ao lado. Saibam Clamar a Deus enquanto estiverem com o fracasso. Saibam Louvar a Deus enquanto estiverem com o sucesso ao lado. Saibam que Deus ainda está do seu lado enquanto estiverem com o fracasso. Saibam que organização e sabedoria deve fazer parte da vida, independentemente em qual lado estiverem vivendo: sucesso ou fracasso. Saibam que pensamentos positivos realmente atraem coisas positivas e que pensamentos negativos realmente atraem coisas negativas. Saibam que no momento de sucesso, todos ao seu redor se dirão seus amigos. Saibam que no momento do fracasso, muitos ao seu redor terão se afastado. Saibam que enquanto estiverem com o sucesso, muita coisa deixará de ter importância. Saibam que enquanto estiverem com o fracasso, tudo será importante. Saibam que no sucesso, o tempo é dinheiro. Por isso não temos tempo para a família, para os amigos, para a vida. Somente para o trabalho e para os negócios. Saibam que no fracasso, o tempo é o momento. Por isso ficamos mais junto daqueles que amamos, damos mais valor a vida. Saibam que somos a estrela quando temos o sucesso. Saibam que somos poeira quando temos o fracasso. Saibam que apesar do fracasso ser tão ruim, nos faz sentir leves. Faz com que sejamos mais humanos. Vai ver que é por excesso de sucesso que temos tantos políticos corruptos, safados e sem vergonha por aí. Com certeza, esses jamais experimentaram o fracasso. Pior, nos impede de provar um pouco do que é bom.
Enfim, o fracasso pode sim nos trazer coisas boas. Somente através do fracasso podemos ter a chance de recomeçarmos. Mas não precisamos passar por ele para aprender todo o resto. O fracasso pode acontecer com qualquer um. Mas sair dele, pode ser pra poucos. E saibam de só mais uma coisa: aquele que deseja o fracasso do outro é porque tem o fracasso dentro de si mesmo. E pra esses eu só posso desejar meus pêsames. Quem deseja o mal do outro não pode ser digno de nada nessa vida.

Boa noite a todos

2 comentários:

Ana disse... [Responder o Comentário]

Olá!! eu simplismente adorei seu post de hoje...Vc esta certa..temos mt que aprender..como nossos fracassos e com nosso sucesso..na verdade eu diria que eu aprendo mais com meu fracasso..cada coisa que da errado p mim,me encoraja a tentar de novo..de um outro jeito,d euma nova possibilidade que eu aind anem tinha pensando..e novos caminhos se abrem!!!
;-)

adorei! otima sexta.bjão!

duilio disse... [Responder o Comentário]

PARABENS PELO COMENTARIO
NA VIDA TODOS NOS TEMOS PERIODO DE ATRIBULAÇOES.COMO DISSE PRECISAMOS TER FORÇA,ESPERANÇA,PERSEVERANÇA E MUITA FÉ =VEJA JÓ NA BIBLIA =QUE TUDO PASSARA,POIS E QUESTAO DE TEMPO E O TEMPO É DE DEUS
ABRAÇOS
DUILIO

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...