Educação financeira para crianças é importante e fundamental.

Ontem pela manhã, enquanto tomava meu café, assisti ao programa da Ana Maria Braga, o Mais Você. E gostei muito da matéria sobre Mesada para os filhos. E mais interessante ainda foi o que a Educadora Financeira Cássia D'Aquino comentou sobre o assunto.
Eu lembro que ganhava mesada quando era criança, mas não lembro de controlar o dinheiro. Tanto que no fim das contas, a mesada deixou de existir. Meu pai me dava o dinheiro na segunda e quando era terça-feira eu já estava sem nada!!! E quando dava o dinheiro na sexta-feira, na segunda eu já estava de bolsos vazios.
Hoje, no momento que estou vivendo, achei que o assunto veio em boa hora.
Sempre fui a favor da mesada. Acho legal isso dos pais dar o dinheiro para os filhos usarem da forma que quer. Mas acho que esse é o problema. Não é só dar o dinheiro e deixar os filhos usar da forma que quiser. É importante instruir os filhos em como usufruir o dinheiro. É importante ensinar os filhos a utilizar o dinheiro com sabedoria. 
Eu sempre fui daquelas que vive o hoje. Nunca guardava nada. O que ganhava, gastava. Nunca me preocupei em guardar dinheiro pra comprar nada. Recebia meu salário e o que podia comprar com ele, eu comprava. Guardar, juntar pra comprar algo de mais valor, nunca foi meu forte. Esse negócio de esperar pra comprar alguma coisa, nunca me agradou. Tem gente que só sabe guardar dinheiro. Não gasta com nada. Isso eu também sou totalmente contra. Penso que a vida é pra ser vivida. Devemos sim comprar aquilo que temos vontade. Devemos sim passear, viajar. Mas também devemos guardar um pouco daquilo que ganhamos. Mas isso eu só vim aprender agora, depois de velha. Se eu tivesse aprendido antes, muita coisa poderia ser diferente. Mas é assim que se vive. A vida ensina muita coisa mesmo. E todos nós estamos aqui pra aprender. E antes tarde do que nunca.
Segue o link para vocês acessarem a matéria e tirarem suas próprias conclusões. Espero que gostem. Claro que todos vocês devem ser mais inteligentes do que eu, mas dicas boas e úteis nunca são demais, não é mesmo.
Grande beijo em todos e bom fim de semana.

http://maisvoce.globo.com/MaisVoce/0,,MUL1623094-10345,00-VOCE+E+A+FAVOR+OU+CONTRA+DAR+MESADA+PARA+OS+SEUS+FILHOS.html

1 comentários:

RENATA RZ disse... [Responder o Comentário]

Oieee

você me perdoa pela ausência, amiga???

Eu sou a favor de dar mesada, a partir de uma certa idade, apesar que aqui em casa ainda não dou.

Mas educação financeira deveria também ser ensinado na escola, você não acha?

Beijinhos green

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...