A história em primeiro lugar! Depois, curtam o feriado :)

Dia 19 de Abril é o Dia do Índio.
Dia 21 de Abril é o Dia de Tiradentes.

Ontem fui levar minha filha à escola e na volta costumo ouvir a Rádio Band News. O Ricardo Boechat, jornalista e comentarista, estava lendo e comentando um email que recebeu de um ouvinte. O tal ouvinte dizia que ao buscar seu filho de 4 anos na escola no dia anterior (19 de Abril) perguntou se o filho tinha comemorado o Dia do Índio e o filho disse que não. O ouvinte estava questionando justamente sobre essa ausência de Memória a um dia que sempre foi tão importante e comemorado. E o Boechat começou a relatar e relembrar o fato. E realmente antigamente este dia era muito mais lembrado. Na escola da minha filha ela teve sim uma lembrança do dia. Não veio pintada nem nada porque não faz mais parte da Educação Infantil, mas disse que assistiu a um filme sobre os índios e veio contando que eles eram os verdadeiros dono do Brasil. Que os Portugueses é que tomaram o lugar dos índios. Ela teve um trabalho sobre o significado do Dia do Índio. 
Se pararmos pra pensar, esse 'esquecimento' tem mesmo acontecido com todos os demais dias... Claro que todo dia é dia de alguma coisa ou de alguém e que não dá pra lembrar nem comemorar todos. Mas certos dias tem sim o seu valor e a sua importância. Eu como professora sempre trabalhei com meus alunos esses dias!!! Mas hoje em dia essas lembranças tem mesmo ficado de lado.
Hoje, por exemplo, é dia 21 de Abril. Dia de Tiradentes!!! Quem sabe quem foi Tiradentes??? Muita gente nem lembra... só quer saber de feriado, descanso, viagem. Não tiro a razão dessas pessoas não. Pelo contrário, acho ótimo um descanso, uma pausa na correria, uma folguinha. Mas não podemos nem devemos deixar de lembrar o motivo do feriado. Temos que refletir sobre essas questões. Tiradentes foi enforcado por lutar contra a exploração do nosso país pelos Portugueses. Quem hoje daria sua vida por uma causa dessas??? Quem hoje lutaria por justiça??? Ainda somos explorados pelos nossos políticos e governantes de todas as formas possíveis. Temos que trabalhar cada vez mais pra pagar cada vez mais impostos pra enriquecer cada vez mais os bolsos daqueles que deveriam estar lá para nos ajudar!!!! Quem daria sua vida para combater tal podridão??? 
Jesus Cristo deu sua vida para nos salvar de nossos pecados!!! E quem lembra disso??? Páscoa virou sinônimo de dinheiro e mais dinheiro. Comércio e mais comércio. Todos perderam completamente a noção do sentido da Páscoa. Páscoa lembra a Paixão de Jesus Cristo. Páscoa lembra que Jesus Cristo foi morto e permaneceu assim por 3 dias. Páscoa lembra que Jesus Cristo RESSUSCITOU!!! Páscoa lembra que Jesus Cristo venceu a morte. Páscoa lembra que Jesus Cristo está VIVO!!!
Os feriados são ótimos sim, mas não podemos deixar de lembrar o motivo de ser feriado. Feriado é a suspensão de trabalho oficial. Não podemos deixar de lembrar o motivo de termos o dia suspenso de trabalho. Temos sim que lembrar que esses dias são importantes não só por ser feriado, mas por ter uma história. Temos que cobrar das escolas de nossos filhos que datas como essas devem ser lembradas e trabalhadas de alguma forma. Não estou nem falando de religião. Estou falando de datas cívicas!!! Importantes pra história da nossa cultura e humanidade!!! Temos que ser, acima de tudo, cidadãos que prezam pela sua história. Qual é a mãe ou o pai que cria seu filho sem contar sequer a história de sua vida??? Sem contar a história do avô, da avó, do tio, do primo distante... enfim, quem cria seu filho sem contar histórias de vida, de luta, de sabedoria??? Acho que não existe uma família que não conte histórias dos seus antepassados aos seus filhos. E por que não podemos contar histórias da nossa cultura??? Existe mesmo escolas que não trabalham mais esses temas importantes??? 
O que eu quero com esse post de hoje é justamente deixar aqui a importância de se manter a história viva! Não sou professora de história não, mas penso que um futuro sem história é um futuro sombrio, sem escrúpulo, sem vida. Viver uma vida sem saber ou conhecer a história da sua cultura, é viver uma vida vazia, sem reflexão, sem lembranças nem esperanças. Afinal, história é sempre enriquecedora!!!!

Um feriado de reflexão a todos vocês.


E lembrem-se do nosso sorteio que ainda está acontecendo. Inscrevam-se aqui.




2 comentários:

Giselle Trindade disse... [Responder o Comentário]

QUERIDA AMIGA

Se algum dia...
Ninguém se importar mais com você.
Ninguém te amar mais.
Ninguém pensar mais em você,
ou se te esquecerem.
Lembre-se, você tem a mim
e eu estarei sempre com você!!!!

UM LINDO FERIADO!!!
BEIJOS

UM DIA DE CADA VEZ E SEMPRE... disse... [Responder o Comentário]

Oi amor.
Não resisti e vou te contar uma curiosidade da história que nunca foi contada,kkkk
Tiradentes quando capturado estava na casa de um Ourives, isso mesmo, a história não conta mas os ourives eram homens respeitados e muita influência polica além do mais eles tinham acesso a todos os níveis sóciais sendo pessoas fáceis de levar recados e notícisa da revolução.
beijinhos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...