Professor é...

Dia 15 de outubro. Dia do professor! Dia do Educador! Dia do Mestre!
Quem é que não se recorda de um professor qualquer que tenha tido??? Acredito que é impossível. Eles sempre são lembrados, de uma forma ou de outra. Ou são lembrados por terem sido bonzinhos demais; ou são lembrados por terem sido muito maus; ou são lembrados por terem alguma característica muito específica como o jeito de falar, o jeito de andar, o jeito de arrumar o cabelo... Tive um professor muito gente fina que na época o chamávamos de Patropi. Lembra o personagem Patropi que usava óculos escuros, uma bolsa a tira-colo e estava sempre numa 'nice'. Então, era o meu professor. Era professor de História. Gente fina pra caramba, mas ficou bem pouco tempo na escola. O nome dele eu não consigo me lembrar, mas o apelido... esse a gente nunca esquece. E na faculdade, tive uma professora de linguística que era uma figura. Sempre que tínhamos que anotar algo ela dizia: "Escrevam aí." Nem precisa falar como a conhecíamos pela faculdade, né?! Cristina era o nome dela. Quantas saudades... Foram tantos os professores da minha vida... E todos deixaram muitas saudades. Eu tive a feliz oportunidade de trabalhar com alguns desses que foram os meus mestres!!! Isso mesmo, eu sou Professora. Tá certo que hoje em dia não leciono mais (Não porque eu não gosto, mas porque a vida acabou me levando pra outro caminho). Mas uma vez Professor, sempre Professor. É um título que não se perde jamais. Fica gravado na alma.
O Professor é a pessoa que repara, que corrige, que chama a atenção, que elogia, que incentiva, que mostra o limite, que aponta a direção, que conversa, que ouve, que atende, que permite, que ri, que chora, e que, às vezes, ensina alguma coisa. O Professor é um eterno aluno. Nós mais aprendemos do que ensinamos. Essa é a verdade. Os alunos nos ensinam muitas coisas, sempre.
Fica difícil definir o que é Ser Professor. Eu tenho pra mim que é uma missão. Como os missionários religiosos, por exemplo. Eles vão onde precisam deles e ajudam no que for possível e impossível ajudar. Se viram sempre com o que tem nas mãos pra fazer o melhor. O Professor também é assim. Nós temos que atender a todos: pais, alunos, diretores, coordenadores... temos que cumprir prazos, mostrar resultados, levar a informação, ajudar na busca do conhecimento, formar cidadãos, e, em muitas vezes, fazer o papel dos pais.
Há quem diga que ser Professor é moleza. Trabalha meio período, tem férias duas vezes ao ano, emenda todos os feriados... Pobre daqueles que pensam isso. Não têm a menor ideia de como é a rotina de um Professor. O trabalho duro não está na sala de aula como pensam. Está fora dela e em tempo integral. São as aulas, atividades, avaliações, apostilas de reforço que são preparadas e depois tem as correções intermináveis disso tudo. Também tem as pesquisas que são realizadas pra fazer das aulas mais dinâmicas e mais atrativas aos alunos. Sem contar que vez ou outra nos pegamos pensando em determinado problema de determinado aluno e no que podemos fazer para ajudá-lo.
A vida de Professor não é nada fácil. E com tudo isso quem é Professor, AMA ser Professor.
Quero, com isso, fazer a minha homenagem a esses Professores que dedicam suas vidas, suas horas, seus minutos e segundos a crianças, adolescentes, adultos. Homenagear, em especial, os meus professores. Obrigada por terem me ensinado muito do que aprendi, obrigada por me ajudarem a crescer, obrigada por terem estado comigo nos vários momentos da minha vida. Obrigada pela amizade, pelas broncas, pelas considerações, pelas trocas de informações. Simplesmente obrigada. Desejo que Deus abençoe cada Professor e que fortaleça essa missão no coração de cada um.
Um grande beijo e um forte abraço a todos os Professores!!!

1 comentários:

disse... [Responder o Comentário]

Parabéns Fabi!Pelo blog,pelo texto,pela iniciativa!!
Grande beijo,

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...